O Que é Gestão Estratégica?

A gestão estratégica é o processo de desenvolvimento e execução de uma série de ações competitivas para ampliar o sucesso da organização, tanto no presente como  no futuro.

Estes movimentos competitivos resultam das demandas do ambiente externo no qual a empresa opera, bem como das competências e capacidades internas desenvolvidas ou que pode-se razoavelmente esperar construir ou adquirir.

Embora os gestores possam adotar práticas  de gestão estratégica  um pouco diferentes, um bom processo deve incluir uma análise da situação atual dos negócios, a formulação de objetivos e estratégias com base nessa análise e um processo de  implementação e de avaliação que assegure o desenvolvimento de cada estratégia e objetivos.

Sobre Irani Cavagnoli

Especialista pela PUC/SP e graduado em Administração de Empresas (USP). Atua em sua área de formação desde 1969, tendo ocupado cargos de destaque: foi CEO do SEBRAE/SP de 1989 a 1996, Diretor da Trevisan, Diretor do Grupo Strhal e As Américas e Gerente Financeiro do Grupo Henkel. Realizou diversos projetos como consultor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação Nacional do Comércio (CNC), CGEE - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Federação das Indústrias do Estado do Paraná, e ACSP. Paralelamente, desenvolveu sua carreira como docente em Instituições de Ensino Superior e participando em MBA's da PUC/SP, FAAP, Escola Trevisan de Negócios, ESPM e Universidade Católica de Brasília. Foi Presidente da ABASE – Associação Brasileira dos SEBRAEs Estaduais e Conselheiro do SEBRAE Nacional, SENAC/SP, PUC-SP, CEVAL, ACSP e FIESP. Exerceu o cargo de Vice-Delegado e Diretor de Ensino Superior do Ministério de Educação e Cultura – MEC/SP. .
Esta entrada foi publicada em Gestão e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe uma resposta